José Antônio de Castro
Graduado em Ciências Sociais com habilitação em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau-SC (FURB).
Foi Analista do Banco Central do Brasil, ocupando vários cargos como Secretário da Diretoria e do Conselho Monetário Nacional e Consultor do Departamento de Liquidações. Foi Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) e coordenador do processo de incorporação ao Banco do Brasil. Foi consultor da BDO e KPMG como pessoa jurídica. Foi Assessor Especial da Vice-Presidência Econômico-financeira da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). É palestrante e professor.
Experiente na área de fusões, aquisições e incorporações, tendo coordenado e participado de várias equipes de M&A.
Escopo dos Trabalhos
O trabalho da assessoria em M&A compõe-se de prestarão aos controladores da empresa / grupo empresarial na assessoria e consultoria financeira usuais para operações do tipo da transação de incorporação, fusão, aquisição e participação societária acordada junto à Sociedade, os Acionistas e os Assessores.
Os trabalhos de M&A costumam ser divididos em duas fases:
Fase I – Definição e verificação preliminar do nível de interesse dos potenciais interessados com relação à Transação Estratégica:
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Contato preliminar com os potenciais interessados, a fim de realizar análise preliminar do grau de interesse em prosseguir com uma possível transação estratégica.
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Apresentação preliminar à sociedade e seus acionistas sobre os potenciais interessados.
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Organização de reunião com a administração de um ou mais potenciais interessados individualmente, caso adequado, para discutir a transação estratégica.
Fase II – Execução da Transação Estratégica
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Assessoramento aos acionistas na análise e organização do processo da transação estratégica;
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Análise das informações para cálculo de um intervalo de valor de referência, com diferentes metodologias, nomeadamente:
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Fluxo de Caixa Descontado (DCF);
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Múltiplos de mercado, quando disponíveis; e
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Múltiplos de transações similares, quando disponíveis;
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Assessoramento aos acionistas na negociação com os potenciais interessados, de posse dos conteúdos de valor de referência.
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Preparação da documentação, incluindo acordo de confidencialidade e documentos descritivos da sociedade ou das afiliadas, se for o caso (Teaser e/ou Memorando de Informações, carta de intenções, proposta não vinculante, memorando de entendimento (MoU), etc);
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Elaboração, em conjunto com a sociedade e afiliadas, da carta de procedimento de ofertas não vinculantes. Após recepção das ofertas não vinculantes (“Ofertas”) dos potenciais interessados, assessoria aos acionistas na seleção da(s) oferta(s) mais atrativa(s);
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Coordenação dos trabalhos dos demais consultores especializados para a realização da duediligence;
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Em conjunto com os assessores legais e auditores contratados pela sociedade, organização de um processo de duediligence, incluindo acesso a uma sala com informações sobre a sociedade (“Data Room”);
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Coordenação de visitas a localizações selecionadas (Site Visits) e reunião com a administração da sociedade e, se for o caso, das afiliadas (Management Presentation);
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Recepção de perguntas e dúvidas sobre a sociedade e, se for o caso, as afiliadas, setor de atividade e colaboração nas respostas;
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Elaboração, em conjunto com a sociedade ou acionistas, da carta de procedimento das ofertas vinculantes, com assessoria aos acionistas na seleção da(s) oferta(s) mais atrativa(s);
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Assessoramento no processo de negociação com os potenciais interessados.
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Revisão e discussão de documentação necessária à formalização da transação estratégica, no tocante às questões financeiras, em conjunto com os assessores legais contratados pela sociedade, como, por exemplo, acordo de investimento, acordo de acionista, etc.
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Ato de fechamento, com toda a documentação relacionada com a conclusão da transação estratégica.

